sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Livingstonii (Nimbochromis livingstonii)

Morfologia
 
Juvenil
  O Livingstonii é um peixe comprido e boca larga.  Quando são jovens, a sua coloração não varia muito, sendo sobretudo branco manchado de castanho. A coloração distintiva desta espécie é dita para imitar a das rochas, que pode ser parte de uma estratégia de caça e defesa. 

Macho adulto
  Os machos adultos mudam da cor de juvenil para um tom azul e verde brilhante apresentando, às vezes, pode apresentar um tom dourado pálido. Com as mudanças de temperatura de habitat e na época de reprodução, ele pode alterar a intencidade da cor do seu corpo e até perder a sua camoflagem. A barbatana dorsal também pode mostrar uma coloração azul, tendo uma faixa alaranjada. A barbatana anal é, geralmente, laranja avermelhado e tem umas manchas amarelas na ponta.Os machos medem, normalmente, entre 25 cm e 30 cm.

Fêmea adulta

As fêmeas são semelhantes aos machos mas não têm as manchas amarelas na barbatana anal. Elas são um pouco mais pequenas que os machos e na época da desova podem imitar o padrão do macho.
 

                                           

Características

   O Livingstonii é da família dos ciclideos africanos do lago Malawi situado em África. O ph seu ideal é entre 7.7 e 8.3, conseguindo supurtar temperaturas entre 25ºC e 29ºC.
  É um peixe agressivo, gosta de águas pouco profundas, arenosas com poucas pedras e pouca vegetação.
  Caracteriza-se como sendo um peixe predador. Alimenta-se de flocos, sticks, spirulina, larvas de mosquito, fígado e verduras mas quando não tem nenhum destes come peixes pequenos existentes no aquário.

Reprodução

  Os machos acasalam com várias fêmeas (entre 3 a 6 fêmeas). Não é recomendado manter casais, pois a pressão reprodutiva sobre a fêmea pode stressá-la e até matá-la.
Fêmea a "guardar" as suas crias
  O macho faz um ninho na areia , junto a uma zona rochosa, no qual a fêmea deposita os ovos várias vezes, e retira-se para deixar que o macho os fertilize. Após a fertilização , a fêmea recolhe-os e realiza outra desova (chegando até a 100 ovos). A fêmea utiliza a incubação bocal e pode durar entre 21 a 30 dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário