quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Coridora Bronze (Corydoras aeneus)

Morfologia


Coridora Bronze

  Este peixe é uma das espécies de peixes que pode ser facilmente encontrado nas casas de aquariofilistas. O seu corpo é arqueado e o seu comprimento pode chegar aos 7 cm. A partir da boca, a sua cabeça é inclinada, tendo à volta três pares de barbilhos. O macho e a fêmea diferenciam-se na sua região superior: a fêmea é mais larga atrás das barbatanas peitorais e o macho nos pontos de inserção dessas barbatanas. Foi desenvolvida na Ásia uma variação de cor desta espécie, a Corridora Albina. Tanto esta variedade como a original são bastantes comuns no mercado.

Características

  Têm  temperaturas entre os 23ºC e os 26ºC. o seu ph situa-se nos 7.3. Gostam de águas calmas e vivem junto ao fundo. São peixes úteis na limpeza do aquário, comendo a comida que cai no fundo do aquário, mas não comem algas, pois a anatomia da boca não o permite. Este peixe deve ser colocado em aquários comunitários, com comprimento até 45 cm, de preferência com indivíduos da mesma espécie, mas nunca sozinho. São peixes muito pacíficos e devem ser mantidos em pequenos grupos de 3 ou mais elementos. A sua dieta consiste em vermes, crustáceos pequenos, insectos, derivados de plantas e alimentos secos. Devem ser alimentadas com comprimidos para peixes de fundo à base de vegetais. Quanto à restante alimentação, as coridoras acabam por "aspirar" os pedaços de flocos, larvas vermelhas ou artémia congelada que compõem a alimentação dos outros peixes em aquários comunitários e que acabam por ficar depositados no fundo. Também podem ser dados alimentos caseiros, tais como alface, ervilhas, entre outros.

Reprodução

 

Coridora Bronze Albina

  A criação dos recém nascidos não apresenta qualquer problema e o processo de postura pode facilmente ser provocado descendo um pouco a temperatura média da água, que para estes peixes se deve situar entre os 19ºC e os 26ªC. Têm uma reprodução ovipara.

Sem comentários:

Enviar um comentário