terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Labido Electric Yellow (Labidochromis caeruleus)

Morfologia

 
Labido fêmea adulto

  Os machos tendem a ser mais corpulentos com as cores mais vivas, sendo as riscas pretas mais intensas. Os "egg spots" (manchas amarelas na barbatana anal) também podem ajudar na diferenciação. As fêmeas são mais pequenas e com cores mais esbatidas. Os machos medem, aproximadamente, 10 cm. Por vezes é difícil distinguir machos dominados das fêmeas. É dos mbunas mais pacíficos, tendo uma boa relação com todos os outros tipos de mbunas. No entanto a sua passividade pode trazer problemas com espécies ferozes, pelo que deverá haver uma escolha cuidada de espécies com agressividade parecida. Podem viver até aos 10 anos e deverão ter um aquário de 100 litros para serem felizes.
Labido macho adulto

Características

  O Labido Electric Yellow precisa de temperaturas entre 23ºC e 28ºC e o seu ph precisa de estar entre 7.8 e 8.6. Podem ser encontrados no lago Lago Malawi. É uma espécie omnívora e, por isso, é aconselhável uma alimentação variada. Ainda assim a dieta deverá ser rica em vegetais, pelo que toleram perfeitamente flocos e granulado próprios para Mbunas. A comida congelada também é própria, desde que tenha suficiente proteína. Consegue viver até cerca de 10 anos.

Reprodução

  Os Labido fêmea são iIncubadoras bocais maternais. O acasalamento realiza-se num local para onde o macho atrai a fêmea num ritual de movimentos giratórios sobre os ovos postos. No acasalamento, a fêmea deposita, ovo a ovo, no solo, o macho fertiliza-o e a fêmea coloca-o na boca dando início à incubação. Ao fim de 10 dias, os ovos eclodem mas a fêmea irá protegê-los na sua boca durante mais 15 dias. No final do período de incubação os alevins são libertados, completamente formados e auto-suficientes para procurarem o seu próprio alimento. O número de ovos por cada incubação depende do tamanho da fêmea sendo, normalmente, entre 15 e 30 ovos.

 
Fêmea com alevins na boca


Sem comentários:

Enviar um comentário