sábado, 12 de fevereiro de 2011

Molinésia Balão (Poecilia)

Morfologia


Molly Balão fêmea

  As Mollys Balão são peixes vistosos , principalmente os machos com a sua cauda de lyra. Eles medem cerca de 6 cm e os machos possuem a nadadeira dorsal mais desenvolvida e a anal modificada em forma de gonopódio. As suas grandes barrigas fazem com que seja uma escolha para colocar no aquário.


Características

  Alimentam-se de ração, patê, artêmia salina, branchonetas, tubifex, algas etc. e têm um comportamento pacífico mas por vezes agressivos (os machos) com os da mesma espécie e com peixes mais pequenos, principalmente se existirem muitos machos no aquário. O ph situa-se entre os 7.0 e os 8.4. A temperatura fica entre 22ºC e 28ºC. São peixes muito comilões e nadam na parte superior do aquário. è ideal para ter num aquário plantado e o mesmo deverá ter capacidade para 60 litros.

Reprodução


  A Molly Balão tem uma reprodução ovovivípara e ocorre com grande facilidade em cativeiro. A idade ideal para se reproduzirem é entre 4 e 5 meses. Otempo de gestação é de 20 a 30 dias e na altura do nascimento, a fêmea fica bem barriguda e a mancha escura que aparece acima da nadadeira anal fica mais escura com o passar do tempo, quanto mais escura, mais proximo o parto. Então, conforme for chegando perto de 20 dias, prepare-se para ter alevins de Molly Balão no aquário.
Diferentes tipos de Molly Balão
A Molly pintada aqui à frente é um macho pois tem um gonopódio

Sem comentários:

Enviar um comentário